Os documentos fiscais são os registros oficiais do faturamento da empresa. Além disso, também comprovam compras, despesas e movimentações de impostos.
Vale lembrar que não é preciso imprimir todas as vias de notas transmitidas e recebidas ou enviar cópias digitalizadas. Basta fornecer uma cópia dos arquivos XML para que os profissionais os importem para os programas que elaboram as obrigações contábeis e fiscais.
Água, luz, telefone, internet e aluguel, por exemplo, são despesas que não geram notas fiscais e arquivos XML, mas precisam ser lançadas na contabilidade. Logo, os comprovantes das contas que citamos e de todas as outras possíveis precisam ter cópias enviadas ao contador. Lembrando que são sempre as que estão em nome da EMPRESA.
BOLETOS QUITAÇÃO FORNECEDORES
Muito importante o contador ter estes documentos em mão, pois possibilita o registro de pagamento na efetiva data, registrando os eventuais descontos e juros.
Extratos são muito importantes para a manutenção da contabilidade.
Apesar de eles conterem movimentações que já são registradas por outros documentos, são essenciais pelas seguintes razões:
Esses comprovantes servem para que o contador lance os pagamentos de obrigações e deixe-as liquidadas.
Com as cópias, o contador ainda consegue identificar datas e valores relativos a impostos e encargos e o que possivelmente foi pago em multas e juros, números que exigem lançamentos individualizados. Todos esses dados são obrigatórios em lançamentos, não apenas origem, destino e totais.